Top

Que máquina fotográfica devo comprar?

HOJE É SEGUNDA. Eeeeee, que legal! ¬¬ (sarcástico)

 

Bom, esses dias fui surpreendido com mais um: “Rafa, quero comprar uma máquina boa para bater fotos, tipo uma semi-profissional. Qual eu compro?”.

Primeiramente… Isso depende de uma série de fatores. As perguntas principais que devem ser feitas, a você mesmo(a), antes de comprar uma câmera são: Qual minha pretensão? e Quanto eu posso gastar?

 

Seja hobby ou profissão, fotografia exige muito dinheiro.

 

Com o passar do tempo a fotografia foi se banalizando. Hoje todo mundo pode comprar uma máquina melhor, fotografar com uma máquina compacta ou até mesmo pelo celular. Ainda por cima existem agora os “flickr’s” e os “instagrams” da vida onde você pode até divulgar aquela arte na porcelana que você fez.

A questão não é apenas que; quem tem um bom equipamento pode ser fotógrafo ou que não seja possível tirar fotos maravilhosas com outros equipamentos, até mesmo com os de menor qualidade de imagem… A questão é; por essa banalização, todo mundo se acha o fotógrafo, sem nenhum conhecimento técnico (ou subsídios teóricos) e ainda por cima tirando fotos horríveis, afinal de contas o intagram e o photoshop sempre vão dar aquela ajuda básica com efeitos.

Se o seu intuito é tirar fotos daquela viagem que você vai fazer, da família reunida naquela festinha do seu sobrinho, dos seus amigos enchendo a cara no bar… Vai de compacta. Sério!!! Porque isso se chama registro e não vale a pena um alto gasto. Além do que, uma compacta você coloca no bolso e pronto!

Ex.: Se eu testemunhei um político colocando propina no bolso, não importa a qualidade da foto, não importa se tem aquele lindo fundo desfocado, não importa se a iluminação está maravilhosa e muito menos se fiz um belo enquadramento. Isso é um registro! O intuito aqui é mostrar o fato!

 

 

Existem várias máquinas boas, até mesmo compactas. Não é fácil dizer uma que seja a melhor, como disse anteriormente, depende muito da aplicação. Além disso, cada máquina tem suas características e especificações (e não são poucas: lentes, abertura, sensibilidade e tamanho do sensor, tipo de sensor, formato de saída, resolução e etc.), o legal é entender o que elas querem dizer. Se você não entende e nem quer entender, compre qualquer uma!!! Se quiser pelo menos uma dica, escolha a que tenha mais megapixel (Deixando claro que esse não é um fator que signifique qualidade, pois depende de outros fatores também, principalmente do taman do sensor). Leve em consideração uma marca boa, pois nesse caso você terá uma assistência melhor e mais facilitada. Veja se ela tem alguma característica especial como: fotografar debaixo da água, tela retrátil, lentes cambiáveis, etc.

O conselho que dou aqui é; se há algum tipo de interesse em fotografar além dos “registros”, aprenda e se dedique ao menos a conhecer o que são essas especificações.

Comments are closed for this post.